terça-feira, 18 de setembro de 2007

Entrevista: Lívia Gaertner


Palatus et Colirius - Desde quando você escreve e o que o levou a fazê-lo?

Lívia – Comecei a escrever quando os hormônios de minha adolescência me apresentaram a possibilidade de sentir ‘coisas estranhas’ como a paixão. Momento nada original, mas enfim, foi assim. Era uma tentativa de sepultar a sensação de imensidão que não podia ser concretizada, afinal os amores platônicos da adolescência me renderam bons versos – adjetivo não pela qualidade, mas pela quantidade (risos).

Palatus et Colirius -
Há alguém que o inspire ou que você toma como referência?

Lívia – Possuo um poema intitulado ‘Referências’ onde exponho algum desses nomes que me fascinam. Clarice Lispector e Vinícius de Moraes dispensam apresentações. Manoel de Barros, nome mais recentemente popularizado também pode soar familiar a alguns, já Lobivar Matos, que se alcunhou de ‘o poeta desconhecido’ começa a ser redescoberto pelos conterrâneos, corumbaenses como eu. Orientado por uma temática extremamente ligada ás questões sociais é um marco na poesia do MS ao intitular seu primeiro livro com o nome de um dos bairros mais desprovidos da cidade na década de 30: Sarobá.

Palatus et ColiriusFalando em temática, existe alguma que domine seus textos?

Lívia
– Para falar a verdade, ainda são poucos os poemas que fogem do lírico. Tento ser mais engajada e algumas vezes acredito que valha o esforço, mas na maioria, ainda não superei a adolescente apaixonada. Apesar disso, me acho, hoje, mais interessante do que quando na casa dos meu 13 anos. Em grande parte isso é influência de um grande amigo, poeta e confidente de versos, o Riccell. Ele me embeleza e me ‘desorienta’ com seus versos; é a instabilidade que preciso.

Lívia Galharte Gaertner (1981), natural de Corumbá - MS, é graduada em Letras (habilitação Português/Inglês) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal, onde está cursando a segunda habilitação, em Língua Espanhola. É também jornalista do Diário Corumbaense e professora colaboradora na UFMS tendo sob a responsabilidade a disciplina de Prática do Ensino da Língua Portuguesa I. Junto à professora Rosangela Villa da Silva coordenou e participou da antologia Olhai os Versos do Campus, publicada em junho deste ano como parte das comemorações dos 40 anos de instalação da UFMS em Corumbá.

Capa da Antologia em que publicou

Nenhum comentário: