sábado, 5 de setembro de 2009

“Meu coração na caneta...

meus desejos num papel”

Faz algum tempo que não posto aqui uma música que nos toca o coração, a pele, a voz, os olhos... Geralmente, escolhia a sexta-feira para postar este tipo de linguagem. Primeiro porque sexta é o portão do fim de semana e parece que a rotina, para muitos, fica mais dissimulada; segundo porque gosto da sexta-feira mais do que outros dias - já disse isso antes e não me canso. Por essas duas razões, penso que qualquer canção cantada por Vander Lee abra esta primeira noite de fim de semana de setembro.

Mas quem é Vander Lee?
Cantor e compositor mineiro, nasceu em 1966. Seu nome de registro é Varderli Catarina, mas preferiu reconstruir seu primeiro nome e dar-lhe um toque artístico estrangeirado. Já tem alguns aninhos de pé na estrada, cujas gravações datam de meados dos anos 80. Opa! Falando assim, parece fato histórico de livro didático. Bem, o fato é gravou com grandes nomes da música brasileira como Nando Reis e Zeca Baleiro. De seu repertório, temos a oportunidade de ouvir música romântica, samba, rock, além da poesia pura que marca as canções. De uma coisa é certa: difícil ouvir suas canções e continuar o mesmo. Poesia é a arte que nos lapida e nos transforma a partir da catarse, e essa música tem essa função libertadora.
Perdão, Vander, por resumir em duas linhas sua vida e trabalho... Vale que te escutemos - isso já nos basta.


 
Pensei que fosse o céu
(Composição e voz: Vander Lee)
Estou aqui mas esqueci
Minha alma num hotel
Meu coração na caneta
Meus desejos num papel
Eu vinha sem retrovisor
Um rosto estranho me chamou
E a minha pele não me coube mais
A sorte veio e me encontrou
Na corda bamba do amor
Meus dias nunca mais serão iguais
Estava ali, me confundi
Pensei que fosse o céu
O azul do mar me chamou
E eu pulei de roupa e de chapéu
A onda veio e me levou
Desse lugar e agora eu sou
Uma ilusão, a solidão é meu troféu
Aquela foto amarelou
O riso no meu camarim
Felicidade bate a porta e ainda ri de mim.
Imagem: Capa do CD Fonte da Letra
jr

Um comentário:

Eliana Mara Chiossi disse...

Adoro... Amo muito essa música e a voz do Vander Lee, combina!